EuroShop 2023: A maior feira do mercado de varejo mundial trouxe novas tendências para o setor.

O Grupo Pleno esteve em Düsseldorf, na Alemanha, para conferir todos os detalhes do evento e trazer as novidades para você.

O EuroShop, que acontece a cada três anos, teve sua 21ª edição realizada este ano, com mais de 1.830 expositores de 55 países, distribuídos em 16 pavilhões, totalizando mais de 100 mil m² de exibição.
A pandemia da Covid-19 impactou diretamente o varejo global, e por isso muitas mudanças foram necessárias, trazendo inovações e tendências antes pouco exploradas. A EuroShop não poderia deixar de trazê-las como principais tópicos, que foram: Varejo Conectado, Sustentabilidade, Loja Inteligente, Gestão de Energia, entre outros. Os visitantes e empreendedores varejistas puderam se inspirar em designs temporários ou em conceitos modulares, mas também encontraram soluções tangíveis para a sustentabilidade e digitalização.
A iluminação também foi um tema muito explorado nos estandes, palestras e workshops. Quando se trata de experiência e atmosfera, todos os caminhos levam à luz. Este aspecto ficou muito visível na feira, principalmente nos pavilhões que priorizavam o uso correto da luz. Através de uma gama completa de iluminação LED, foi possível criar ambientes e experiências únicas para os consumidores, destacando ainda mais a importância da luz na experiência de compra.

Sistema RFID
O Sistema RFID (Identificação por Radiofrequência) é uma tecnologia que vem crescendo nos últimos anos na Europa e Estados Unidos, mas ainda é pouco explorado no Brasil. É responsável pela criação de lojas e mercados totalmente automatizados, além de revolucionar as relações entre comprador e vendedor. Funciona com etiquetas simples que permitem identificar cada produto individualmente, além de algumas de suas características. A tecnologia depende de leitores, antenas de rádio e um sistema de gestão, que registra informações e rastreia a mercadoria, sem precisar de leitura visual. Soluções de pagamento também são possíveis com essa tecnologia. O Sistema RFID automatiza todas as etapas do processo de compra, eliminando a contagem manual de produtos e permitindo um maior controle de estoque.

Sustentabilidade
A sustentabilidade no varejo é uma prática cada vez mais valorizada e adotada pelos consumidores e empresas. Para ser sustentável, pode-se adotar diferentes práticas, como o uso de energias renováveis, a redução de resíduos, a automação de processos, a redução de embalagens e o incentivo ao consumo consciente. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade no varejo pode gerar economia de recursos e aumento da fidelização de clientes comprometidos com a causa.
A energia solar foi um destaque na feira e tem se expandido consideravelmente no Brasil nos últimos anos, impulsionada pela queda nos custos de instalação. O país possui uma das maiores irradiações solares do mundo, o que torna a energia solar uma alternativa viável para a geração de energia elétrica.

Faixa de Gôndola de Led
Essas barras de Led podem ser usadas em conjunto com outros displays em empreendimentos no varejo. Elas têm múltiplas utilidades, desde substituir as etiquetas de preço nas prateleiras até servir como decoração para destacar os produtos. Essas faixas de gôndola tornam a atualização dos valores dos produtos muito mais fácil, podendo ser feita automaticamente. Imagine o destaque e facilidade que isso pode trazer para uma promoção. Elas também podem ser interativas, com telas touch que fornecem informações sobre o produto, tornando a experiência de compra mais atraente e ágil. Com essa tecnologia, é possível criar um ambiente de loja mais moderno e sofisticado, atraindo mais clientes e melhorando a experiência de compra deles.
Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades!